Hugin 2009.2.0.4461


Não é raro um fotógrafo – profissional ou amador – se deparar com uma cena que não cabe em uma única imagem. Quando tudo ainda era feito em filme, isso se mostrava um problema de solução difícil, devido ao processo de revelação e à complexidade para realizar este tipo de montagem. Já no mundo digital, entretanto, combinar diversas fotografias para formar uma única imagem é bem mais fácil.

São várias as ferramentas disponíveis para a criação desse tipo de montagem, desde o Photoshop até softwares específicos, como o Hugin. Baseado nos processos de um outro aplicativo open-source, o programa oferece ferramentas tanto para profissionais em busca de uma combinação extremamente precisa de imagens quanto para o amador que quer guardar o belo panorama do pôr-do-sol em sua última viagem.

A utilização básica do Hugin pode acontecer apenas na primeira aba do aplicativo – onde você encontra um assistente para a composição das fotos. Aqui você só precisa carregar suas imagens para o software e mandá-lo processar a imagem final. O formato padrão de saída do Hugin é o TIFF, para garantir a qualidade da imagem final, mas editar o arquivo final e salvá-lo em outro formato, como o PNG ou o JPG, é facilmente conseguido em programas como o Photoshop ou o GIMP.

Panorama montado no Hugin

Para profissionais ou amadores avançados o Hugin disponibiliza uma série de ferramentas  – até mesmo em relação a câmeras e lentes – que permitem um refinamento maior na hora da geração do mosaico.

Site: hugin.sourceforge.net
Fonte: Baixaki
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s