Sculptris – Alternaiva ao Z-Brush


O Sculptris é um novo programa para escultura digital 3D, nos moldes de Z-Brush e Mudbox, mas com a diferença de ser totalmente gratuito, podendo-se contribuir com donativo á sua continuação e desenvolvimento.

Já à algum tempo que o tinha experimentado na versão alpha3 e não tinha nada a ver com esta nova versão. Mas o que me chamou mais a atenção na versão alpha3 foi a sua facilidade de modelação e rapidez, pois com esta ultima versão confirma-se como uma boa alternativa gratuita e mais um para complementar o Blender. Embora este também tenha esta função no meu caso nas minhas tentativas não tem a mesma fluidez que este Sculptris.

Veja vídeos com exemplos das ferramentas

Segue agora uma pequena introdução ao programa publicado no site www.baixaki.com.br

Bonecos em 3D são sempre coisas que fascinam as pessoas de qualquer idade. A precisão das formas e dos elementos faz com que as criações fiquem impressionantemente perfeitas. Até pouquíssimo tempo atrás era preciso fazer cursos complexos para a criação de imagens tridimensionais que fossem bem feitas. O curso continua necessário, mas apenas para quem deseja ser profissional na área.

Isso porque o Sculptris chega quebrando muitos paradigmas da criação gráfica por meio da facilidade com que ele permite criar imagens. As vantagens começam no fato de o programa dispensar instalação. Assim, se você não tem lá muito espaço no seu computador, pode ficar tranquilo, afinal o Sculptris tem apenas 3 MB e ainda não cria arquivos de registro no sistema.

Descompacte e inicie a modelagem!

Dessa maneira, você fica livre e seu computador mais ágil para renderizar as imagens de maneira a tornar o processo de criação dinâmico. Quem não gosta de um computador rápido e eficiente, não? Por isso, o Sculptris não pede nenhum tipo de instalação. Quando você baixar, só precisa descompactar o pacote e deixar os arquivos agrupados em uma pasta específica.

Se quiser, crie um atalho para o Sculptris na sua Área de trabalho. Quando você executa o programa, vê uma janela de fundo preto com uma grande esfera cinza ao centro. Esta é a sua área de trabalho. Observando de maneira generalista, percebe-se que o Sculptris segue a estrutura de janela da maioria dos editores de imagem.

Explore a  interface!

Início da modelagem

Selecione a  ferramenta correta!Entretanto, ele não é um editor comum. Imagine que aquela “bola” no centro da sua tela é um pedaço de massinha de modelar pronto para ser transformado em algo muito interessante e divertido. Agora, comece a clicar sobre ela para criar saliências e relevos. Caso você deseje puxar, afundar e outras funções, precisa recorrer à caixa de ferramentas.

Essas ferramentas são encontradas no primeiro bloco de ícones localizados à margem esquerda da sua janela do Sculptris. Já as ferramentas do segundo bloco são destinadas ao mapeamento e à estrutura da sua “escultura virtual” em si. Para salvar, criar novos objetos ou abrir algum projeto que você já tenha iniciado, deve usar o terceiro bloco.

Logo na barra acima da sua escultura, existem alguns comandos de tamanho e força da sua modelagem. Afinal, como em todo editor de imagem, é possível controlar o tamanho e a pressão dos pincéis que você usa para as suas criações. Apesar de ser um pouco diferente daquilo que você pensava, o Sculptris é uma ferramenta bastante versátil. Logo que a imagem de base estiver criada, você só tem algo cinza e, se for a sua primeira tentativa, estranho.

Colorindo a sua imagem

Logo que a base estiver pronta, é hora de colorir. Não se esqueça de que a iluminação e os tons médios devem ser inseridos manualmente. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele.

Pinte seu  modelo!

Antes disso, se você considerar necessário, pode alterar o material do qual a sua peça será feita. Para isso, é preciso clicar no quadrado onde se lê “Material” e selecionar uma das opções que o Sculptris disponibiliza. São opções muito interessantes e que têm muito o que serem trabalhadas de acordo com a proposta do objeto.

Escolha o  material correto!

Porém, se o seu problema vai além das questões de materiais de confecção, é hora de partir para as cores sólidas sem medo! Apesar de parecer com massinha de modelar, o Sculptris não possui diferentes esferas com cores variadas para você adicionar formas. É preciso ter muito cuidado na hora de pintar a sua criação.

Como mostrar para meus amigos?

De nada adianta ter feito algo genial se você não tem como mostrar para as outras pessoas, não é? Pois o Sculptris tem a maneira ideal de mostrar a sua criação para quem você quiser. Entretanto, é preciso que você permaneça no modo “Paint” para exportar a sua criação como uma imagem. Do contrário, só é possível transformá-la no formato proprietário do programa.

Exporte!

Clique em “Options” na parte superior do menu e, na janela que aparecer na sua tela, clique em “Save image”. Entretanto, existe um pequeno detalhe que pode passar batido. É importante que você desabilite o fundo da imagem caso deseje usar em outras aplicações. Para isso, você deve clicar em “with bg” para desmarcar a bolinha colorida ao lado da imagem.

O  resultado é este!

Depois disso, é só escolher o local para salvar e pronto! Você já tem uma criação em 3D para enviar aos seus amigos e ainda pode relembrar os velhos tempos da massinha de modelar!

Site: www.sculptris.com

Anúncios

2 comentários a “Sculptris – Alternaiva ao Z-Brush”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s