7 programas para desenhar fontes


Embora existam muitas gratuitas na rede, a maioria das fontes tipográficas personalizadas não saem por menos de 50 dólares por licença. Igualmente existe muito software com ótimas funcionalidades porém, na maioria das vêzes, só servem para desenhar a tipografia de uma logo simples. Para tais casos estão aqui – cortesia de Mashable– várias alternativas gratuitas com um bom número de capacidades:

FontStruct

https://i2.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/Fontstruct-600x318.jpg

FontStruct é um editor online patrocinado por FontShop, uma popular loja de fontes. Muito simples em seu uso, além de permitir exportar os resultados rapidamente em formato de fontes TrueType (TTF). A comunidade e a possibilidade de compartilhar as criações no site o convertem em um espaço propício para conseguir outras fontes de alta qualidade.

FontForge

https://i0.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/FontForge.jpg
Muito completo embora sua interface “intimidante” -adjetivo que a dão em Mashable- assusta em uma primeira vista. O bom é que conta com suficiente documentação para tirar o máximo proveito começando por seu guia de edição do passo a passo. Funciona em Windows, GNU/Linux e Max, e funciona com os formatos TTF, PS (PostScript) e OTF (OpenType).

BitfontMaker

https://i2.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/bitfonmaker-600x376.jpg
Outro editor online para criarmos nossa tipografia letra por letra e píxel por píxel. Basta clicar sobre o caractere a ser editado e ir desenhando sua figura através do quadriculado na parte inferior da página. Restará salvar os resultados como TTF.

Type light

https://i0.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/typelight.jpg
Um aplicativo para PC com Windows, com uma graciosa interface similar as dos populares programas de desenho vetorial e seu espetacular domínio com linhas curvas através de um quadriculado infinito. Além de contar com exportação aos formatos TTF, PS, e OTF, se destaca por seu conversor entre formatos. É gratuito para seu uso não comercial.

gbdfed Bitmap Font Editor

https://i2.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/Glyph-Editor-600x324.jpg
Um editor Open Source desenhado especialmente para trabalhar em ambientes GNU/Linux (requiere de GTK+), embora seguramente seu código se possa compilar para os outros OS. Importa e exporta em vários formatos, e conta com uma boa documentação, embora seja o suficientemente simples de tirar proveito desde a primera execução.

Font Constructor

https://i2.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/Font-Constructor.jpg
Uma referência em matéria de elegância e nascida como uma ferramenta educativa, FontConstructor permite ir mais além na criação de fontes ao oferecer a interação suficiente para entender as relações visuais e formas entre os símbolos que compõem cada tipografia. É compatível só com Mac OS X.

Raster Font Editor

https://i0.wp.com/wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/02/rasterfonteditor-600x349.jpg
Finalmente outro simples software de edição para Windows que permite importar e exportar cada trabalho em formato de fontes, como mapa de bits, como arquivo de texto (.TXT) e com outras terminações menos conhecidas (.RC y .FNT). Ainda se encontra em versão beta embora se valorize também sua portabilidade e execução desde dispositivos extraíveis.

 Fonte: br.wwwhatsnew.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s