Descobrir o Google Sketchup – 1


Por necessidade, vi-me obrigado a fazer um trabalho a 3D, dentre as ferramentas que experimentei, fiquei-me pelo Google Sketchup e ao qual não me arrependo nada de ter perdido algum tempo a explorar a ferramenta, pois saiu de lá um bom trabalho.

Como foi a primeira vez que senti necessidade de usar a ferramenta, nunca antes a tinha experimentado, por isso, venho aqui mostrar um bocadinho da ferramenta para despertar o interesse nesta ferramenta a quem nunca a usou. Para além de uma ferramenta para trabalho, o Google Sketchup tornou-se numa forma de divertimento ao tentar construir objectos reais a três dimensões.

Após instalado o programa, vamos abrir e escolhemos o tipo de medida que queremos usar, neste caso optei por metros por ser a mais indicada para esta situação.

Escolhido isto é nos apresentado os 3 eixos, X,Y e Z. Para que possamos usufruir de uma vista total sobre o nosso trabalho a 3 dimensões, usamos a roda do rato para aproximar ou afastar a imagem que estamos a ver, o clique na roda do rato para fixarmos um ponto e girarmos 360 graus sobre este ponto fixo e ainda a ferramenta , para arrastar a imagem actual para o lado que precisamos.

Pontos de selecção:
– indica-nos o ponto final de uma linha ou canto de um quadrado/rectângulo;
– indica-nos o ponto central de uma linha;
– indica um ponto qualquer numa linha.
– indica-nos a intersecção de uma linha desenhada com um linha auxiliar.

Ferramentas usadas:

,,,,,

A partir daqui vamos construir uma casa, começando por seleccionar a ferramenta para desenhar um rectângulo que vai ser a base da casa, as medidas podem ser vistas no canto inferior direito do programa, neste caso foram 14×10 metros.

Feito o rectângulo, vamos transformá-lo num paralelepípedo, para darmos altura à nossa casa, para isso seleccionamos a ferramenta e deslocamos para cima até termos a medida pretendida para a altura, tal como na construção do rectângulo, temos a altura em metros com três casas decimais. (Altura = 1,30 metros)

Agora vamos fazer a parte do telhado, neste caso um telhado com duas águas, para isso com a ferramenta fazemos um traço ao longo do centro da caixa do paralelepípedo e desenhamos outras quatros linhas que ligam cada canto à linha central num ângulo aproximado de 45 graus.

Feito isto vamos elevar o telhado, para isso seleccionamos a ferramenta , e ao encontrarmos o centro da linha central (apresentação de um ponto azul) fazemos deslocar para cima.

Agora que temos o telhado feito, vamos construir umas portas e umas janelas, primeiro rodamos a nossa casa para termos um bom campo de visão da face lateral da casa e em seguida com a ferramenta de desenho de rectângulos e rectas dá-mos asas à nossa imaginação para criarmos as portas e janelas ao nosso gosto.

Outra ferramenta indispensável na construção de uma casa é a nossa fita métrica , não só nos permite ver a distância entre dois pontos, mas também criar linhas de apoio para que ao copiarmos uma janela e colar ao lado de outra, fiquem devidamente alinhadas em relação à altura.

Construídas as janelas, podemos colocar vidro na janela para que se possa visualizar o interior da casa ou então pintar a gosto.

Para pintarmos a parte das janelas, vamos optar por um padrão de um vidro transparente que permita a visualização da casa por dentro, para isso seleccionamos a ferramenta , escolhemos o conjunto translucent e aplicamos o efeito glass.

Podemos optar ainda por definir um padrão para o telhado e para outro possíveis constituintes da casa, variando entre padrões para madeira, água, pedra, etc…

Fonte: KeroDicas

Anúncios

1 comentário a “Descobrir o Google Sketchup – 1”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Apenas mais um blog de software, multimedia e CAD 3D

%d bloggers like this: