Descobrir o Google Sketchup – 2


De volta ao Sketchup, vamos dar continuação ao projecto realizado na parte 1, onde começamos o início de uma casa simples a 3D.

Para dar mais complexidade à nossa casa, vamos criar uma varanda na casa que apanhe duas faces da casa.

Para isso, vamos desenhar um traço vertical ao longo da parede frontal da casa [figura 2], outro traço na fase lateral da casa [figura 3] e desenhamos um quadrado na fase de baixo da casa, colocando o início do quadrado no final da aresta de uma parede [figura 4-ponto 1] e o ponto final na final da outra aresta [figura 4-ponto 2].

Figura 2


Figura 3


Figura 4

Agora vamos apagar os três rectângulos que definimos (fase frontal, fase lateral e fase de baixo).

Vamos agora criar as novas paredes, para isso desenhamos um rectângulo para a primeira parede, partindo do ponto 1 para o ponto 2 como mostrado na figura. Atenção que após feito isto vai ser criada uma parede extra a cobrir a parede lateral da casa, para a remover, seleccionamo-la e apagamos.

Criamos a outra parede, criando um quadrado do ponto 1 ao ponto 2 como mostrado na figura. Vai ser criado automaticamente 3 paredes extras, a do tecto, a do chão e a da parte frontal da casa, removemos apenas a parede frontal que foi criada automaticamente.

Para dar mais realidade à varanda criada, vamos desenhar um pilar para sustentação do telhado. Para isso desenhamos um quadrado na parte do piso da casa, neste caso usamos 0,20×0,20. Outra dica importante é a construção de quadrados através de medidas certas, para isso, seleccionamos o ponto 1 do quadrado a ser feito e digitamos 0,20;0,20 , vai ser criado um quadrado com a medida que nós criamos. Voltamos novamente a apagar as fases que foram acrescentadas automaticamente.

Usando a ferramenta Push/Pull vamos formar o pilar até ao tecto da casa.

Feito isto, podemos agora acabar a casa, adicionando janelas e portas, sempre com o auxílio da fita métrica para alinhar os componentes.

Vamos construir agora a parte envolvente da casa. Começamos por desenhar quadrados no solo e eliminamos as linhas que separam todos os quadrados.

Para formar o muro de vedação da casa, vamos desenhar quadrados nas margens do terreno rectangular, neste caso foram feitos com a largura de 0,30 metros, eliminamos as linhas a mais e usamos a ferramenta Push/Pull para elevar o muro para a altura pretendida (1,00 metros).

Agora desenhamos os mais diversos componentes que uma casa pode conter no seu exterior, através do desenho de quadrados no piso para passeios e espaços relvados por exemplo. No fim de tudo colorimos com padrões e cores como foi explicado na parte 1.

Um possível modelo final para a nossa casa é o seguinte, tendo a casa uma piscina e um sistema de obtenção de energia solar.

Qualquer dúvida podem colocar cá que tento responder assim que vir.

Fonte: KeroDica

1 comentário a “Descobrir o Google Sketchup – 2”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Apenas mais um blog de software, multimedia e CAD 3D

%d bloggers like this: